Com tantas opções disponíveis, na hora de escolher qual o melhor estilo de cortina para sua casa, podem surgir algumas dúvidas. Quando se trata de avaliar a importância da funcionalidade ou estética,
há muitas decisões a serem consideradas, cada casa tem suas próprias necessidades e personalidade.
As cortinas com pregas tem ganhado cada vez mais espaço dentro dos ambiente e em nossos corações. As pregas em cortinas se adaptam a qualquer recurso e evidenciam a beleza dos tecidos.
Hoje criamos um guia com os principais tipos de cortinas com pregas para te ajudar a entender cada um deles e qual escolher para ter em casa.
Ponto Palito

Uma ótima ideia para adicionar uma bossa em suas cortinas por meio de acabamentos ou detalhes diferenciados é um barrado com ponto palito.
Esse detalhe pode ser feito no mesmo tecido ou criando uma composição de tramas e cores. Como esse da foto que foi feito em uma gaze de linho 100% na cor azul em contraste com o restante do tecido em
branco.Traz um toque a mais de personalidade para seus ambientes além de criar um caimento lindo.
Cortina Romana
A Cortina Romana possui design moderno que valoriza todo o tipo de ambiente com muita sofisticação.
Pode ser criada com várias opções de tecidos, e o mais legal é que ela permite diferentes níveis de escurecimento, visibilidade e luminosidade. Podem ser confeccionadas em tecidos 100% ou mistos.
A opção da foto ainda conta com um pequeno bordado no tecido, criando um detalhe delicado, uma ótima ideia para você personalizar ainda mais suas cortinas.
Casa de Abelha
A Prega Casa de Abelha, super trabalhada, é ótima para quando o ambiente não tem cortineiro, ou seja, a extremidade de cima da cortina fica toda exposta no ambiente. Assim, toda a beleza dessa prega pode
ficar à mostra – sem medo! Ela serve para quase todos os tecidos, dos mais pesados e densos aos mais leves e translúcidos, desde que eles tenham um caimento com certa fluidez, para que não dê aquele efeito armado.
Assim, a prega Casa de Abelha consegue se adequar aos mais diversos tipos de projetos, trazendo elegância.
Cortina Wave

O modelo Wave (ou Paulista, como alguns chamam) tem pregas que formam pequenas “ondas”.
Com uma costura simples, as dobras ficam intercaladas nos dois sentidos e produzem um efeito maior de ondulação. As cortinas no modelo Wave podem ter diferentes combinações de espaçamento dependendo
de sua costura.
Seu sistema de movimentação é extremamente prático e pode ser motorizado. Uma escolha super elegante e que pode trazer um ar mais contemporâneo ao projeto.
Na Villa Nova, temos tecidos em diversos acabamentos, cada um com seu próprio design e benefícios, para você criar a cortina perfeita!
*Conteúdo feito em parceria com a Bel Morellato do @LaBelleBergere.
*Fotos do Acervo.