Categorias
Uncategorized

Biofilia nos ambientes corporativos

A Biofilia veio para ficar – e revolucionar os ambientes corporativos na volta ao trabalho presencial. Tendências 2022.

A reconexão com a natureza está em alta já faz algum tempo e a pandemia acelerou essa busca por mais materiais naturais dentro de casa, dos escritórios, hospitais e muito mais. Falamos disso no lançamento da nossa Coleção Nature – que busca trazer as cores e os padrões da natureza para dentro de nossas casas. 

A Biofilia é uma ciência estudada desde 1960. Nesta última Feira Revestir (2022), também percebemos que o design biofílico marcou presença em diferentes marcas, apresentando estampas naturais em tecidos, papéis de parede e revestimentos em geral.

Falar de biofilia é tratar da necessidade biológica que todos nós temos de estarmos conectados com a natureza. Essa conexão pode ocorrer de diferentes maneiras e o design de interiores pode contribuir com essa conexão através do uso de elementos que remetem a natureza como as cores, as formas, as texturas, as composições – e até mesmo os sons e os aromas.

Mas para nós, uma das soluções mais inovadoras e surpreendentes é proposta por arquitetos e designers de interiores que têm levado a biofilia para dentro dos escritórios e ambientes corporativos – geralmente espaços fechados e que pedem por conexão com o verde e com a luz natural. Já é comprovado que nosso cérebro responde melhor a elementos que remetem à natureza, com itens mais fluídos, vivos e com movimento. Uma pesquisa publicada no portal Human Spaces, intitulada The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, apontou que a biofilia no ambiente de trabalho pode promover:

Aumento de até 15% na sensação de bem-estar

Aumento de 6% na produtividade dos times

Melhoria de 15% na criatividade da equipe

Não há mais dúvidas sobre a importância da biofilia nos ambientes corporativos – e principalmente agora, que muitos profissionais estão retomando a jornada presencial, deixando o home-office pra trás.

Mas como os tecidos podem ajudar a incorporar esse olhar aos ambientes de trabalho? Separamos aqui algumas dicas das coleções da Villa Nova Tecidos. Vem ver:  

1. Você pode trazer os elementos naturais através de tecidos com estampas inspiradas na natureza. E para isso, indicamos alguns desenhos aquarelados de um de nossos recentes lançamentos – a Coleção Nature. Veja as imagens.  

2. Os tecidos ou criações compostos por linhos e outros tecidos que remetem à aspectos naturais e sustentáveis. O linho, por exemplo, é fabricado a partir de fibras naturais. Porém, o linho é um tecido cujas fibras têm origem vegetal, obtido através da planta homônima. Uma fibra descoberta há mais de 36.000 e que agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade – aliados do design biofílico.

3. Escolher cores de aspecto natural para a composição de todo o espaço, como os marrons e tons de madeira, os amarelo e tons de açafrão e os verdes, que vão desde o verde folha seca aos mais abertos, é uma excelente solução.

Esperamos você aqui em nossa loja em Moema para um encontro com nossas consultoras especialistas – que te ajudam a especificar o melhor tecido para seus projetos e para a sua casa. E também você pode navegar por nossa loja online e fazer suas compras online. Entregamos em todo Brasil!

Leia Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *