Categorias
Uncategorized

Saiba tudo sobre o Linho, um dos tecidos carro-chefe da Villa Nova Tecidos

A História do Linho

O linho é um dos tecidos mais antigos conhecidos pelo homem. A fibra foi descoberta há mais de 36.000 A.C. O tecido teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas e agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural.

Suas tramas caminham junto a história da humanidade bem de perto: era popular no Egito antigo, sendo utilizado como vestuário e também como um tecido de enterro em que as múmias eram embrulhadas.

É feito a partir das hastes da planta de linho e foi um têxtil amplamente utilizado antes de fibras como o algodão.

O linho é considerado sustentável por gerar menos perdas. É uma fibra reciclável, durável que utiliza menos substâncias tóxicas no seu processo de produção, consumindo menos energia, água e os resíduos deixados pela produção podem ser reutilizados por diferentes indústrias.

Todas essas características têm colocado o linho em uma posição cada vez mais valorizada no mercado como um ótimo investimento para esse momento de moda mais consciente.

As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: sabão, óleo saudável a papel e até mesmo ração para gado.

A evolução do Linho: os Linhos Mistos.

Com a chegada dos linhos mistos, hoje é um tecido bastante requisitado porque, além de ser resistente à sujeira, é fácil de lavar, amassa pouco e tem um toque mais agradável que a fibra pura. Além de outros diversos benefícios como:

– Serem menos propensos a se agarrar à pele por ser um tecido mais grosso;
– Não estica e é resistente à abrasão;
– Fácil de cuidar porque resiste a sujeira e manchas;
– Pode resistir a altas temperaturas com retração inicial apenas moderada.

E como são produzidos os tecidos de Linho?

A produção de linho têxtil no mundo se concentra na Europa e na Rússia, e a melhor fibra considerada é a de origem Belga.

Após o plantio e colheita, o material é colocado para secar (fenação) e obtém-se uma cápsula bem seca. Depois a fibra passa pelo processo de ripagem, quando serão separados o caule e a semente.

Para produção do fio é necessário passar por um processo de extração das filaças do caule. Em seguida, acontecem os processo de secagem e espadelagem, que consistem na separação completa das fibras do linho.

A matéria prima chega nas fábricas, passam por passadores que tem por objetivo de emparelhar as fibras, deixando-as mais finas e homogêneas e depois passam pelo processo filatório para fiar e torcer, deixando os fios mais resistentes.

Depois dos fios serem retorcidos, são transferidos para cones. Com os resíduos dessa produção são misturados e se transformam em tecidos reciclados.

E como posso usar os tecidos de linho?

Devido à sua durabilidade e resistência, os fios de linho são utilizados nas mais diversas confecções: roupas de cama, tecidos para estofados, panos de cozinha, cortinas, roupas etc.

Apesar de ser um tecido usado ao longo de milênios, a indústria têxtil ainda encontra usos inovadores para ele.

O jeans fabricado com linho em vez de algodão, por exemplo, cria a aparência típica de índigo, com foco na sustentabilidade e ainda mais resistência.

Os diferentes acabamentos e misturas que podem ser feitas utilizando a fibra do linho como base, abrem um leque de possibilidades e comportamentos para os tecidos resultantes e também para várias novas aplicações na decoração!


Vem pra Villa Nova que vamos te ajudar a escolher os melhores linhos do mercado!


Quer saber como incluir tecidos de linho na decoração da sua casa? Visite uma de nossas lojas e conte com ajuda das nossas consultoras para encontrar as melhores opções de tecidos! Você também pode comprar tudo na nossa Loja Online, com entrega para todo Brasil! Te esperamos!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Biofilia nos ambientes corporativos

A Biofilia veio para ficar – e revolucionar os ambientes corporativos na volta ao trabalho presencial. Tendências 2022.

A reconexão com a natureza está em alta já faz algum tempo e a pandemia acelerou essa busca por mais materiais naturais dentro de casa, dos escritórios, hospitais e muito mais. Falamos disso no lançamento da nossa Coleção Nature – que busca trazer as cores e os padrões da natureza para dentro de nossas casas. 

A Biofilia é uma ciência estudada desde 1960. Nesta última Feira Revestir (2022), também percebemos que o design biofílico marcou presença em diferentes marcas, apresentando estampas naturais em tecidos, papéis de parede e revestimentos em geral.

Falar de biofilia é tratar da necessidade biológica que todos nós temos de estarmos conectados com a natureza. Essa conexão pode ocorrer de diferentes maneiras e o design de interiores pode contribuir com essa conexão através do uso de elementos que remetem a natureza como as cores, as formas, as texturas, as composições – e até mesmo os sons e os aromas.

Mas para nós, uma das soluções mais inovadoras e surpreendentes é proposta por arquitetos e designers de interiores que têm levado a biofilia para dentro dos escritórios e ambientes corporativos – geralmente espaços fechados e que pedem por conexão com o verde e com a luz natural. Já é comprovado que nosso cérebro responde melhor a elementos que remetem à natureza, com itens mais fluídos, vivos e com movimento. Uma pesquisa publicada no portal Human Spaces, intitulada The Global Impact of Biophilic Design in the Workplace, apontou que a biofilia no ambiente de trabalho pode promover:

Aumento de até 15% na sensação de bem-estar

Aumento de 6% na produtividade dos times

Melhoria de 15% na criatividade da equipe

Não há mais dúvidas sobre a importância da biofilia nos ambientes corporativos – e principalmente agora, que muitos profissionais estão retomando a jornada presencial, deixando o home-office pra trás.

Mas como os tecidos podem ajudar a incorporar esse olhar aos ambientes de trabalho? Separamos aqui algumas dicas das coleções da Villa Nova Tecidos. Vem ver:  

1. Você pode trazer os elementos naturais através de tecidos com estampas inspiradas na natureza. E para isso, indicamos alguns desenhos aquarelados de um de nossos recentes lançamentos – a Coleção Nature. Veja as imagens.  

2. Os tecidos ou criações compostos por linhos e outros tecidos que remetem à aspectos naturais e sustentáveis. O linho, por exemplo, é fabricado a partir de fibras naturais. Porém, o linho é um tecido cujas fibras têm origem vegetal, obtido através da planta homônima. Uma fibra descoberta há mais de 36.000 e que agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade – aliados do design biofílico.

3. Escolher cores de aspecto natural para a composição de todo o espaço, como os marrons e tons de madeira, os amarelo e tons de açafrão e os verdes, que vão desde o verde folha seca aos mais abertos, é uma excelente solução.

Esperamos você aqui em nossa loja em Moema para um encontro com nossas consultoras especialistas – que te ajudam a especificar o melhor tecido para seus projetos e para a sua casa. E também você pode navegar por nossa loja online e fazer suas compras online. Entregamos em todo Brasil!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Quais tecidos podem ser colocados na parede?

A utilização de tecidos na parede é uma opção interessante para quem deseja renovar um ambiente de forma prática e econômica. Diferentemente de papéis de parede, os tecidos têm uma variedade de acabamentos, que promovem um charme

particular aos espaços.

A dica de ouro antes de incorporar esse elemento na sua casa é pensar que os tecidos são, em sua maioria, recomendados para áreas secas, como salas de estar, quartos e corredores. A umidade ou contato com a água pode fazer com que o tecido

vá se soltando.


A maioria dos tecidos pode ser aplicada na parede, basta observar se sua gramatura é adequada – ou seja, que não seja muito fino. É importante esticar bem o tecido durante sua aplicação, para mantê-lo uniforme ao longo da parede. E, caso ele

seja estampado, tenha cuidado em casar os desenhos entre eles e os outros itens do cômodo.


Os tecidos de tapeçaria e sarja, por sua vez, são conhecidos por sua versatilidade e resistência, logo também são boas opções. Já os piquet e suede (ou camurça) são leves e macios, interessantes para compor ambientes com mais aconchego e

íntimo.


A ráfia é um destaque da Villa Nova super recomendada para aplicação em paredes, e que oferece textura aos ambientes. A palha, por sua vez, conversa com a tendência de tons naturais: cru, linho e bege estão em alta. Confira nossa Coleção de

tecidos com aspectos de Ráfias e Palhas – que apresentam um excelente custo benefício quando comparados inclusive com papéis de paredes!


Não esqueça de limpar semanalmente o tecido a fim de manter sua aparência preservada. Nesse caso, tecidos impermeáveis também facilitam a manutenção, já que sujam menos e sua limpeza é mais simples.

Experimente usar os tecidos Villa Nova para a sua transformação. Entre em contato conosco clicando aqui e conheça nossas opções!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Tendências para Cortinas 2022

Cortinas são acessórios indispensáveis na decoração de um ambiente. Elas podem complementar de forma graciosa e aconchegante, mas também podem ser o ponto de atenção e destaque de uma decoração. Das mais clássicas

às mais ousadas, existem opções para todos os gostos. Mas quais são essas possibilidades? Buscamos as últimas tendências de decoração de interiores para cortinas e montamos um guia para te inspirar!

 

Brancos, cremes, cinzas e tons terrosos são cores reconfortantes e acolhedoras, cores que ganharam muito destaque após um ano de incertezas e preocupações. Esses tons inspirados nas cores da terra e da natureza são versáteis e sutis, portanto,

combinam muito com ambientes neutros e também com os mais ousados, sendo fácil combiná-los de diferentes formas. 

O conceito de criar uma casa mais conectada com a natureza também fez grande sucesso no último ano, e nos segue nos próximos. Além de encher nossas casas de plantas, as estampas inspiradas na natureza são uma grande tendência que

podem ajudar a conectar o interior de nossas casas com o exterior. Nesse contexto, as janelas são um local perfeito para os padrões de estampas da nossa fauna e flora.

 

Seguindo a tendência de uma decoração mais conectada com a natureza, esse estilo que se inspira bastante na vida do campo também tem ganhado espaço no ramo das cortinas. Florais e tecidos naturais em abundância passam a ser mais

usados em quartos, salas e até em cozinhas!

Pra quem prefere cores únicas, a tendência das cores marcantes também tem sido cada vez mais usada. Tons convidativos como os azuis, ora mais fechados, ora mais brilhantes, se tornam um ponto de destaque e direcionam toda a decoração do

espaço.

A vontade de tentar algo novo e usar também tem crescido. Desde as estampas animal print às listradas, as opções estampadas podem ser combinadas perfeitamente em ambientes mais clássicos ou mais ousados. Aparecem em uma

infinidade de temas e cores, é só soltar a criatividade.

E você, já pensou em tentar algo diferente das cortinas de casa?

 

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

COTTAGECORE – Inspiração no Campo

Os tecidos xadrezes, listrados floresta românticos tem ganhado destaque no movimento Cottagecore, já ouviu falar? Na decoração, esse movimento se inspira em um estilo de vida mais simples e com mais contato com a natureza,

 propondo uma relação de mais tranquilidade e leveza com o ambiente.

A estética do campo invade as casas com cores e texturas da natureza e estampas delicadas e românticas. Quem não se sente mais relaxado só de pensar em uma tarde deliciosa em uma casa de campo cercada pelo verde? A Cottagecore quer levar 

 essa sensação pra dentro da sua casa. Os xadrezes, clássicos das toalhas de piquenique, ganham destaque estofando poltronas, pufes e almofadas.

Os florais Vintage, românticos e acolhedores complementam o estilo no quarto, decorando paredes e cabeceiras.

As demais estampas inspiradas na natureza são muito bem vindas em todos os ambientes da casa, principalmente nos tons de verde e azul, criando ainda mais essa conexão com experiências ao ar livre.

Quer saber como levar esse estilo para sua casa? Visite uma de nossas lojas e conte com ajuda as nossas consultoras para encontrar as melhores opções de tecidos! Você também pode comprar tudo na nossa Loja Online, com entrega para todo

 Brasil! Te esperamos!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Tecidos Easy & Clean

Os tecidos Easy & Clean passam por um tratamento altamente tecnológico que os torna praticamente impermeáveis.

Este processo trata as fibras do tecido, criando uma barreira para líquidos, manchas e sujeiras. Este processo tecnológico não altera o aspecto, toque ou coloração do tecido e aumenta a durabilidade e resistência à sujeira sem produtos químicos.

Outra vantagem do tecido são suas propriedades antiácaros, antimicrobiano e antibacteriano.

Mais proteção e conforto para toda a família. Os sofás produzidos com tecidos Easy & Clean são a solução ideal para quem tem crianças e pets em casa. Com a alta tecnologia utilizada nos sofás Easy & Clean todos os momentos em casa ficam mais

 tranquilos e seguros, seja aquele filminho com pipoca e chocolate, um encontro entre amigas com vinho ou os rabiscos das crianças.

A limpeza dos sofás com tecidos Easy & Clean é muito fácil e rápida, isso porque a tecnologia dos tecidos deixa a peça semi-impermeável, aumentando a durabilidade e conservação. Assim que o líquido ou sujeira cair no sofá, limpe o tecido

 imediatamente.

Manchas como café, vinho, molhos e sorvete, normalmente são as mais difíceis de limpar, por serem líquidas. Nos tecidos
Easy & Clean, é necessário limpar o excesso do líquido ou substância sólida o mais rápido possível para não penetrar no

 sofá. Após tirar o excesso, aplique detergente neutro diluído em água sobre a mancha. Com uma esponja macia, esfregue  com delicadeza. 

Leve a beleza e a praticidade pra sua casa! Experimente os Veludos Easy & Clean disponíveis aqui na Villa Nova!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Tecidos de Fibras Naturais na Decoração

Os tecidos de fibra natural têm ganhado cada vez mais atenção e destaque na decoração de casa.

Com as cidades urbanizadas se tornando cada vez maiores e as áreas verdes sumindo, essa tendência, de tornar a casa um ambiente mais natural e que nos desconecta de uma rotina cansativa, se fortalece.

 

Os tecidos de fibra natural vêm inteiramente de origem animal ou vegetal, e ao contrário do que muitos pensam, não cabe apenas a um visual mais rústico, sendo possível o seu uso de forma extremamente sofisticada. 

 

Separamos alguns dos tecidos naturais mais comuns usados na decoração da casa.

• Algodão: É um tecido versátil e amplamente utilizado, um dos mais populares para decoração de casa. Com os mais diversos estilos, este tecido pode variar entre o econômico e o luxuoso. O algodão é durável e é fácil de limpar em casa,

 sendo bem resistente ao desbotamento.

• Linho: Macio, confortável e bastante resistente ao desbotamento. Respirável e leve, também resiste naturalmente às bactérias, sendo uma boa opção para quem sofre de alergias. Disponível em uma variedade de texturas, é uma maneira

 maravilhosa de adicionar uma estética natural ao espaço.

• Lã: Outra opção altamente durável, a lã é mais grossa, cai bem e é muito versátil. Resiste bem ao desgaste e as manchas, além de ser extremamente macia e confortável, um tecido acolhedor que assim se tornando uma boa opção

  para áreas bastante usadas em casa.

 

Agora que você conhece um pouco mais de todas as possibilidades desses tecidos é só fazer suas escolhas e montar sua combinação favorita em casa. A Villa Nova Tecidos tem uma seleção de tecidos em fibras naturais com diversas opções de

 cores e estampas, pra você poder soltar sua criação sem medo!

 

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

As maiores tendências de estofamento

O estofamento tem um papel fundamental para trazer mais personalidade e praticidade para casa. Renovar os estofados de um ambiente pode trazer mais vida, conforto e ainda te ajudar a economizar! Você sabe

quais são as tendências mais buscadas deste momento?

Uma das maiores tendências de busca que cresceram nesses últimos tempos, é a procura por tecidos pet friendly. Opções que sejam mais duráveis e práticas para os donos e confortáveis para o seus bichinhos.

Nessa categoria os suedes são os mais recomendados para quem tem gatos e as tramas mais grossas (como sarja e lonas) e tecidos impermeabilizados podem ser uma boa opção para os cachorros.

A busca por tecidos com temas inspirados na natureza também tem crescido. Passando mais tempo em casa, a vontade de ter mais elementos verdes e naturais dentro do nosso lar tem crescido. 

Passando pelas fibras naturais (como o linho 100%), pelas estampas florais e de folhagens (com temas mais tropicais) e também por uma paleta de cor que puxa mais para os verdes e terracotas, essas são algumas das

opções que tem ganhado cada vez mais espaço dentro de casa.

Já para as peças maiores, como sofás e cabeceiras, encontramos uma busca por cores mais vibrantes. Os tons de roxo, amarelo e verde são alguns dos mais procurados para estofamento. Criando peças únicas e cheias de

personalidade dentro de casa!

E você, qual dessas tendências tem mais a cara da sua casa?

Conta aqui pra gente se você já estofou algum móvel esse ano ou se tem vontade!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Leve a natureza para dentro de casa! Nova Coleção Nature.

Nos últimos tempos, percebemos como é importante dedicar mais tempo a momentos vividos próximos à natureza. Em tempos de reconstrução de tudo, ela é nosso bálsamo, nosso refúgio, nossa cura para períodos

de tantas turbulências. Percebemos nossa relação simbiótica com o verde. Compreendemos nosso desejo de nos reconectarmos com todas as sensações que a natureza nos transmite.

 

A vontade de levarmos a natureza para dentro de casa é genuína e potente. Seja em cores, texturas, cheiros ou estampas, sua presença dentro de nossos lares tem o poder de transformar nossa rotina. 

Quer saber como levar mais natureza para dentro de casa?

As estampas inspiradas em nossa fauna e flora são revigorantes e inspiradoras, levando as cores e o frescor da natureza para nosso dia a dia. Se potencializam quando usadas em estofados ou superfícies maiores como

sofás, cabeceiras, cortinas ou revestindo paredes.


Os traços orgânicos, livres e naturais, também são repletos de poesia e aconchego. Preenchem com leveza e

delicadeza os mais diversos ambientes, em traços que te abraçam e cores bucólicas. Estampas que conversam muito com ambientes tranquilos e criativos. 

As cores que se inspiram em pigmentos naturais e reforçam a força da flora dentro de nossas casas também são fundamentais para a construção de um ambiente cheio de vida. Verdes, azuis e terrosos são os

protagonistas dessa paleta de cores lisas que podem estar presentes em qualquer ambiente da casa – dentro ou fora, de forma clássica e atemporal.

A Coleção Nature da Villa Nova Tecidos é um manifesto de tudo o que sempre fez parte da alma da nossa marca: nossa fauna e flora, nossas memórias afetivas, a beleza do feito à mão e nossa verdadeira paixão pelo morar brasileiro.

Fale com a gente para descobrir tudo sobre essa nova coleção da Villa Nova!

Leia Mais
Categorias
Uncategorized

Almofadas em Linho

Se sua sala de estar ou quarto precisar de alguns retoques finais, ou se você quiser dar uma renovada rápida na sua decoração, novas almofadas podem ser a resposta. Sem comprar móveis e sem nem chegar perto de

uma lata de tinta você pode iluminar e mudar o seu espaço de forma simples.

Você pode escolher dentre muitos tipos de tecidos para suas almofadas, hoje vamos falar um pouco mais das opções em linho, uma das queridinhas da Villa. Além de serem atemporais elegantes e bonitas, elas são feitas

de fibras naturais, o que as torna ainda mais convidativas, são super macias ao toque ou ao deitar a cabeça.

As almofadas de linho são opções que não são apenas lindas de se ver, mas também confortáveis e práticas na sua casa. 

Quais as vantagens das almofadas de linho 100%?

A fibra de linho é três vezes mais resistente que a fibra de algodão. Tendo assim uma grande durabilidade, resistência e permeabilidade. Além de ser uma opção ecologicamente sustentável. 

Qual a diferença das almofadas em linho Misto?

Geralmente feitas a partir de uma mistura de fibra natural e sintética, possuem quase todas as mesmas vantagens que as de Linho 100%.

Perdendo apenas um pouco de sua maleabilidade e sofisticação em sua aparência final. Os preços também costumam ser menor.

Como fazer a limpeza da sua almofada de linho?

Uma boa opção para fazer a limpeza é colocando-as de molho em água e sabão neutro por alguns minutos, esfrega a mão de forma suave, enxágue e depois deixe secar na sombra. 

Como usar almofadas de linho na decoração?

O linho 100% funciona em praticamente todos os estilos de decoração. Dependendo da cor escolhida você pode optar por usá-lo de forma maneira discreta ou mais chamativa no ambiente.

Sua textura levemente rústica, mas ainda assim, muito elegante e confortável, traz um toque de delicadeza e requinte para o visual. Pode usar sem medo!

 

Na Villa Nova você encontra diversas opções de Almofadas em Linho 100% para sua casa.

Visite nossa loja online para conhecer as opções e dar vida nova para aquele cantinho especial do seu lar.

Leia Mais